Consumo

Afinal, o que é consumo colaborativo e por que ele é importante?

Numa época em que o consumo excessivo faz parte do nosso cotidiano, dividir aparelhos e objetos que adquirimos pode parecer uma ideia fora da realidade ou até mesmo absurda. Mas você sabe o que é consumo colaborativo e o quanto ele pode mudar a sua vida?

Comprar, gastar e querer sempre mais. Somos constantemente bombardeados com novidades em mercadorias das quais nem sempre precisamos, mas que são colocadas diante de nós como essenciais.

Mas a necessidade de um consumo consciente fez surgir um conceito que ganha cada vez mais adeptos ao redor do mundo e que promete ser uma mudança drástica na conscientização, sustentabilidade e até mesmo na duração de um produto adquirido: o consumo colaborativo.

Consumo colaborativo para driblar a crise

Com uma crise de proporções avassaladoras, em 2008 os Estados Unidos se viram diante da necessidade de rever seus métodos de consumo e a maneira como afetavam diretamente a economia.

Surge então uma reformulação para esse conceito em uma espécie de contraproposta ao estilo de vida americano até então, com o intuito de questionar a real necessidade de cada produto adquirido, sua durabilidade e o impacto financeiro dessa aquisição.

A nova prática propõe que pessoas e até mesmo empresas troquem entre si objetos que podem ser aproveitados por outros de diversas formas e mais vezes do que seriam usados por apenas um indivíduo.

Essa conscientização é baseada na ideia da reutilização e pode ser considerada um conceito sustentável: compartilhar objetos e serviços aumenta a interação entre todos, proporcionando novas possibilidades para um aparelho que seria subutilizado.

Consumo colaborativo na prática

Com essa mudança de conceito e estilo de vida, surgiram também diferentes maneiras de realizar o consumo colaborativo, seja entre pessoas de uma mesma comunidade ou entre quem ainda não se conhece.

Isso acontece por meio de plataformas e grupos online que se dedicam inteiramente à prática desse tipo de consumo, em que é possível se conectar com pessoas de diversos locais que têm a oferecer aquilo de que você precisa, no momento certo.

Algumas empresas oferecem serviços de troca consciente, desde a colaboração e o compartilhamento de automóveis, bicicletas e outros meios de locomoção, até compartilhamento de peças de roupas e acessórios de marcas famosas e geralmente pouco acessíveis ao público em geral, por um valor adaptado à maioria.

Há ainda a possibilidade de doações de produtos não mais utilizados que podem ser repassados sem nenhum custo a outra pessoa, que por sua vez realiza o mesmo procedimento quando o objeto não tiver mais utilidade para si e assim por diante.

Ter, portanto, a nota fiscal do produto a ser repassado é de suma importância para garantir que não exista nenhum problema perante a lei, e para não transformar esse objeto em um produto de descaminho sempre que for emprestá-lo aos outros.

Impactos gerados pelo consumo colaborativo

Com a viabilização da utilização de produtos e serviços que são continuamente reciclados e reutilizados, a economia pessoal e empresarial sofre um enorme impacto positivo, uma vez que não é mais preciso adquirir diversas mercadorias, principalmente aquelas que seriam utilizadas apenas para um fim.

O consumo colaborativo gera também uma repercussão positiva em relação ao meio ambiente, já que limita o que será descartado e em que quantidade, e encontra novas possibilidades para um único produto.

Outro impacto está na socialização e conexão real com o meio em que vivemos, seja por meio do contato pessoal com membros de uma mesma comunidade ou com a troca de experiências e informações que outras pessoas podem trazer e adquirir. Adaptável e consciente, o consumo colaborativo é mais do que um conceito, é também um estilo de vida. 

E então, ficou com alguma dúvida sobre o consumo colaborativo ou tem alguma dica a acrescentar? Deixe seu comentário no post! 

Você pode gostar
Aprenda a organizar uma viagem de férias em família sem gastar muito
5 dicas para economizar dinheiro diariamente

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This