Consumo

Como doar roupas, alimentos, brinquedos? Entenda como ajudar o próximo

como-doar-roupas-alimentos-brinquedos-entenda-como-ajudar-o-proximo.jpeg

Em todo o mundo há milhões de pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade social, dependendo da ajuda de desconhecidos para ter um pouco de dignidade. E saber como doar para poder ajudar essas pessoas é um ato de solidariedade e amor.

No entanto, por desconhecimento ou falta de atenção, muita gente acaba separando objetos que não podem ser doados, como móveis quebrados, roupas rasgadas e até mesmo remédios vencidos.

É essencial aprender como doar corretamente para as instituições se o seu objetivo for realmente ajudar o próximo. Pensando nisso, criamos um guia para você não errar no momento de separar os donativos. Vamos ver?

Aprenda a selecionar os objetos

Antes de qualquer coisa é preciso ter em mente que você não deve doar nada que não gostaria de receber. Por isso, os objetos separados devem estar limpos e em perfeitas condições de uso.

Além disso, há alguns itens que não devem ser cedidos em nenhuma hipótese, veja quais são eles:

  • lixo tóxico: pilhas, lâmpadas, baterias;
  • lixo hospitalar: remédios, seringas;
  • acessórios automotivos: pneus, rodas, bancos;
  • inflamáveis: botijão de gás, isqueiro;
  • objetos decorativos quebradiços, entre outros.

A primeira coisa que as pessoas doam são alimentos e roupas. É claro que esses itens são extremamente importantes. Mas, caso esteja doando para algum lugar específico, vale entrar em contato com o local e perguntar o que eles estão precisando.

Produtos de higiene pessoal e limpeza são essenciais para os atingidos por chuvas, por exemplo. Caso seja possível, também é importante considerar a possibilidade de doar brinquedos, cadeiras de roda, material de construção, fraldas, entre outros.

Tenha cuidado ao separar seus donativos

Sabemos que o dia a dia é corrido e nem sempre temos tempo o suficiente para realizar nossas ações da forma que esperamos. No entanto, é preciso ter um tempo para separar os donativos com calma e cuidado.

Há relatos de instituições de caridade que receberam lixo, cacos de vidro e até facas misturadas com as doações. É claro que a maioria desses casos não ocorre de forma intencional; a pessoa vai descartar alguma coisa e acaba misturando com peças que estavam separadas para serem doadas.

Por isso, é muito importante juntar os itens com cuidado e zelo. No caso de roupas pessoais e de cama, também é aconselhável lavar antes. Isso poupa o trabalho das instituições e garante que as pessoas receberão seus objetos limpos.

Conheça o Exército de Salvação

Se não tem muito tempo para ir até as instituições, o Exército de Salvação pode ser uma ótima opção para você começar a doar. A ONG, fundada em 1865 e presente em 126 países, busca gratuitamente os objetos em sua casa.

Como doar

Com atendimento nas principais cidades brasileiras, o Exército realiza agendamentos de doações por telefone (4003-2299) e também por meio do aplicativo Novoto — nesse caso, basta cadastrar os produtos a serem doados e colocar à disposição da ONG. Por enquanto, o serviço está disponível para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Se você gostou do nosso artigo sobre como doar corretamente, aprenda também o que é consumo colaborativo e qual a sua importância.

Você pode gostar
compras-no-exterior-5-dicas-para-voce-nao-ser-enganado.jpeg
Compras no exterior: 5 dicas para você não ser enganado
voce-sabe-como-organizar-documentos-aprenda-aqui.jpeg
Você sabe como organizar documentos? Aprenda aqui!

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This