Empreendedorismo

Comportamento do consumidor: descubra como ele tem mudado

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Para quem atua no ramo empresarial, a fidelização de clientes está cada vez mais acirrada. Para isso, é importante sua empresa acompanhar as inovações tecnológicas e analisar como é o comportamento do consumidor nos dias de hoje.

O avanço da tecnologia, principalmente da internet, contribuiu para que o hábito das pessoas mudasse consideravelmente. E isso está presente em diversos aspectos. O processo de transformação do consumidor com essas novidades precisa ser levado em consideração, para que o seu negócio não fique defasado perante seus concorrentes.

No post de hoje, abordaremos algumas questões de como o consumidor tem se portado no comércio. Então, continue lendo!

A procura por diferentes canais de venda

É bastante comum que os consumidores procurem por produtos ou serviços em diferentes canais de venda. Isso ocorre, principalmente, por meio da internet.

Com a mudança do comportamento do consumidor, a forma com que ele toma suas decisões baseia-se em muita pesquisa e a tecnologia tem auxiliado nisso. De fato, o cliente se comporta bem diferente e isso acontece por que a internet possibilitou isso. Com ela, o marketing precisou evoluir e é importante destacar que alguns fatores afetaram essa mudança:

  • psicológico: questões psicológicas afetam diretamente nas decisões dos consumidores, pois elas podem incluir a percepção de uma necessidade, mudando suas atitudes e alterando seu comportamento;
  • emocional: liga-se diretamente na tomada de decisões. A cultura de cada um, a idade, o gênero, tudo isso interfere na hora da compra;
  • social: esse fator tem um impacto direto no comportamento do consumidor, e aqui inclui sua família, trabalho, amigos, entre outros. A renda e classe social também causa interferência em quem consome seus produtos ou serviços.

A economia compartilhada

Economia compartilhada é a prática de dividir o uso ou a compra de produtos ou serviços de forma facilitada, sobretudo por aplicativos que permitem uma maior comunicação entre as pessoas. Ela é fruto da busca pela solução de adversidades como a falta de recursos frente ao aumento do consumo em todo o mundo.

Sua funcionalidade objetiva diminuir gastos na aquisição ou uso de algo para dois ou mais consumidores e também proporciona outras vantagens como, por exemplo, a diminuição do impacto ambiental e a maior oportunidade de acesso a determinados bens e serviços.

Dessa forma, um novo momento da economia compartilhada é a mudança que diversos produtos, em vez de serem comprados, estão sendo alugados, permitindo benefícios para toda a população.

A expectativa do consumidor mudou

Com a difusão dos smartphones e do e-commerce, as pessoas passaram a ter acesso à mercadorias e serviços à qualquer momento. O simples fato que a internet permite que eles comparem valores, qualidade e pesquisem a satisfação de outros, significa que está mais complexo manter a lealdade de um consumidor, por causa da gama maior de possibilidades.

Além do mais, a perspectiva com atendimento também mudou. Hoje, os seus clientes conhecem o poder que tem e não vão ter apreensão de utilizá-lo se não estiverem satisfeitos com um produto ou serviço. Uma expressão de descontentamento deles nas redes sociais pode gerar repercussão suficiente para lesar a imagem de marca.

A forma de atendimento se tornou muito mais ágil — os empreendimentos precisam atender as necessidades dos seus consumidores de imediato, disponibilizar dados antes mesmo deles irem atrás. Por essa razão, é fundamental que as empresas estejam presentes nos meios de comunicação e acompanhem seus hábitos tanto offline quanto online.

E aí, gostou do nosso post sobre comportamento do consumidor? Deixe seu comentário no post com suas dúvidas e impressões!

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