Consumo

Conheça 5 cuidados para se ter ao comprar em marketplaces

conheca-5-cuidados-para-se-ter-ao-comprar-em-marketplaces.jpeg

Sabe quando você quer pesquisar ou comprar um produto e procura nos grandes sites, como a Netshoes? Pois é! Você nem sabia, mas já está utilizando um marketplace!

Quer aprender mais sobre o assunto e aprender os cuidados ao comprar nessas lojas virtuais? Então continue lendo o post!

O que é Marketplace?

Em 2012, este serviço começou a ser implementado no Brasil. Desde então, grandes empresas já passaram a utilizá-lo para alavancar as suas vendas! Um dos primeiros, foi a Americanas.com.br.

Trata-se de um espaço no qual várias empresas se utilizam para promover a comercialização dos seus produtos na internet de maneira colaborativa. É um grande shopping virtual!

Existem marketplaces como a OLX, que anunciam uma enorme variedade de produtos e serviços, assim como, a Livraria Saraiva que segmenta para determinado nicho.

Para os consumidores, o serviço torna-se vantajoso pela praticidade oferecida. Já que é possível ver em uma única plataforma as inúmeras opções de produtos ou serviços que estão sendo ofertadas, facilitando, assim, a escolha do melhor custo-benefício.

Ainda assim, alguns cuidados são essenciais no ato da compra. Por isso, neste artigo vamos mostrar quais os cuidados que devemos ter para fazermos compras segura e legais dentro destas plataformas e consequente, diminuir as possibilidades de ter problemas no processo de aquisição do seu produto.

Acompanhe agora as dicas fundamentais de cuidados ao comprar na internet!

1. Analise a procedência do vendedor

É importante avaliar quem é o vendedor e quem fará a entrega do seu produto.

Esteja atento às possíveis reclamações já feitas por outros consumidores e também avaliações feitas em sites especializados, como o Reclame Aqui.

2. Verifique o selo de segurança

Assim como em toda compra online, verifique se a loja selecionada tem selos de seguranças que preservam os seus dados pessoais, como RG, CPF e o número do cartão de crédito.

Geralmente, a identificação é dada pela figura de um cadeado no canto direito superior da página.

3. Veja a avaliação de outros consumidores

Esteja atento as avaliações de outros compradores. Este é um termômetro que funciona com muita eficiência no mundo virtual.

Caso ainda sinta-se inseguro, também peça indicações a amigos ou a outros consumidores frequentes desse serviço.

4.  Esteja atento ao comprovante  de aquisição

No ato de finalização da compra, a empresa deverá encaminhar ao comprador um comprovante informando os dados do pedido e do pagamento.

É primordial o acesso a este documento, tanto para a comprovação da compra, assim como para eventuais reclamações no Procon.

5. Faça a consulta em listas de empresas fraudulentas

Os órgãos de defesa do consumidor divulgam o ranking das empresas que recebem mais reclamações por falhas na prestação dos seus serviços.

Antes da compra, acesse essas listas e se certifique que a selecionada está entre elas.

E aí? Ficou mais animado agora que sabe as melhores dicas e cuidados ao comprar na internet?

Quer continuar recebendo as melhores dicas de cuidados no ato da compra, direito do consumidor, organização e até informações valiosas que te ajudarão a fazer bons negócios? Assine nossa Newsletter!

Você pode gostar
consumo-consciente-dicas-para-colocar-em-acao.jpeg
Consumo consciente: dicas para colocar em ação!
compras-pela-internet-e-importante-saber-a-procedencia.jpeg
Compras pela internet: é importante saber a procedência

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This