Consumo

Consumo consciente: dicas para colocar em ação!

Pensar no impacto que nossas compras e a nossa relação com os nossos bens de consumo trazem ao meio ambiente: essa mentalidade é conhecida como consumo consciente.

Hoje em dia, as empresas produzem cada vez mais, para um público cada vez mais interessado em comprar, mesmo sem necessidade. E em algum momento, esses objetos comprados tendem a ser descartados, para serem substituídos por outros mais novos, ou por quebra e desgaste.

Em termos de meio ambiente, não existe o “jogar fora”. Não basta apenas reciclar, é necessário uma tomada de consciência, para que haja menos desperdício, mais uso consciente e maior aproveitamento dos produtos que utilizamos.

Além do impacto ambiental, o descarte excessivo de produtos pesa no nosso bolso. Quer conhecer mais sobre consumo consciente? Acompanhe o post!

Comprar menos e melhor

O consumo consciente não significa deixar de comprar. Significa procurar produtos duráveis, de boa qualidade, com suporte e garantia, para que possam ser utilizados até o seu natural desgaste e inutilização, quando então devem ser descartados adequadamente.

O cuidado com o descarte deve ser especialmente observado quando se trata de aparelhos eletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias de celulares, pois esses materiais podem liberar resíduos tóxicos.

Como a garantia auxilia no consumo consciente

Quando nos conscientizamos da necessidade de consumir menos, procuramos valorizar as coisas que já possuímos. Assim, evitamos o descarte antecipado, conservando aquilo que está em uso, efetuando reparos caso necessário, de modo a prolongar a vida útil do bem que adquirimos.

É aí que entra a necessidade de observar o tempo de garantia do produto. Caso apareça algum defeito durante o tempo da garantia, a empresa que fabrica ou comercializa o item se obriga a repará-lo e devolvê-lo em perfeitas condições de uso, ou substituí-lo por outro equivalente.

Algumas lojas e seguradoras oferecem o recurso da garantia estendida — um tempo maior do que aquele que geralmente é oferecido pelo fabricante do produto. Essa é uma maneira simples de aproveitar ainda mais as nossas compras, sem a necessidade do descarte, caso apresentem algum defeito após a garantia regulamentar.

Como funciona a garantia estendida

A garantia estendida é uma espécie de seguro. O lojista oferece, por uma taxa a combinar, o suporte ao produto vendido, por um prazo superior a aquele oferecido pelo fabricante. A garantia estendida pode ser de três maneiras:

  • Garantia original: ela oferece o mesmo suporte que a garantia do fabricante;
  • Garantia ampliada: oferece suporte a mais itens, além dos oferecidos pela fábrica;
  • Garantia diferenciada: cobre itens diferentes daqueles que são oferecidos pelo fabricante.

Cada uma dessas modalidades tem um valor, que deve ser informado e detalhado no ato da compra, com a opção do consumidor optar ou não por elas. Se o produto comprado tem muitos componentes, como um computador, que possui peças mais delicadas, a garantia estendida pode ser uma ótima escolha, pois tende a oferecer um suporte maior que o fabricante, e a uma taxa bastante acessível.

Dessa forma, temos a certeza de estar levando para casa um produto durável, de qualidade, que será bem aproveitado durante toda a sua vida útil, sem desperdício de recursos e dinheiro. E praticando no nosso dia a dia, o consumo consciente.

Para exigir esse direito e conseguir acompanhar os prazos, sugerimos o aplicativo NOVOTO que gratuitamente salva as notas, informações de garantia e te avisa quando esses prazos estão vencendo. Baixe agora!

Acompanhe nossas atualizações e tenha acesso a mais conteúdos como este: segue no Facebook e no LinkedIn!

Você pode gostar
Preço ou qualidade: o que deve ser prioridade?
Cansado de tentar guardar nota e cupom fiscal?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This