Consumo

Descubra 4 dicas para se dar bem ao morar em república

descubra-4-dicas-para-se-dar-bem-ao-morar-em-republica.jpeg

Dar adeus ao conforto da casa dos pais já não é uma tarefa fácil. Agora, imagine: sair do lugar onde você podia fazer tudo do seu jeito para morar em uma república com quem você nunca viu na vida. Parece loucura, não?

Quem pensa que morar em república se resume a conhecer pessoas legais e fazer festas todos os dias está muito enganado.

É bom ter em mente que, ao morar numa casa compartilhada, você terá de lidar com companhias de personalidades diferentes das suas e costumes diferentes dos seus. Além de dividir um imóvel, quem mora em república precisa dividir as tarefas domésticas e também as contas.

Pensando nesses desafios, criamos uma lista com dicas valiosas para preparar aqueles que enfrentarão uma república. Ficou interessado? Continue lendo!

1. Respeite o espaço dos seus colegas

Lembre-se de que você não está sozinho. Cada um tem o seu espaço e a sua privacidade, que devem ser respeitados. Aliás, nem todo mundo gosta de conversa. Existem aqueles que são mais introvertidos, por isso tome cuidado para não ser inconveniente.

É tudo uma questão de bom senso e empatia. Você gostaria que seus colegas escutassem sua conversa enquanto você fala ao telefone? Ou ficaria feliz se os seus companheiros ouvissem música alta até de madrugada? Gostaria que alguém entrasse no seu quarto enquanto você está trocando de roupa?

Faça de tudo para que haja harmonia na casa. Mesmo que você acabe fazendo amizade com o pessoal da república, cuidado para não usar essa liberdade de forma errada.

2. Ajude na limpeza

Ninguém gosta de morar com alguém folgado e desorganizado. Então, se você quer manter uma boa convivência com os seus colegas, é melhor ajudar na limpeza.

O diálogo é sempre a melhor opção. Converse com os moradores da república e tente chegar em um acordo que agrade a todos.

Você não é obrigado a fazer uma coisa que não gosta. Se você odeia lavar a louça, você pode ficar encarregado de limpar o banheiro, por exemplo. Ou, se todos acharem melhor, façam um rodízio de limpeza: cada semana um morador fica responsável por uma tarefa. O importante é que todos ajudem a manter a casa organizada.

3. Cuidado com os objetos compartilhados

Cada morador da república tem seus pertences, objetos mais pessoais, e acabam sendo levados para a nova moradia. Mas, dentro de uma casa compartilhada, alguns utensílios são utilizados por todos, como a televisão, a máquina de lavar, o micro-ondas e vários outros eletrodomésticos.

Caso a república que você escolha não tenha um desses aparelhos, é preciso juntar dinheiro de todo mundo e comprar. Isso também vale para quando algo que é usado por todos quebra, e vocês precisam comprar um novo.

Nesses casos envolvendo dinheiro, é preciso ter muito cuidado. Também é bom lembrar de que você nunca deve mexer nos pertences alheios nem utilizar os aparelhos dos seus companheiros sem pedir permissão.

Para evitar possíveis problemas, sugerimos que você recorra à praticidade de aplicativos que facilitam identificar os produtos de cada morador da casa. E caso vocês necessitem comprar alguma coisa para a casa em conjunto, como já dissemos acima, há app que oferece a opção de guardar notas fiscais.

Chega de estocar papeis e nunca encontrar a nota quando se precisa dela: você pode ter a nota fiscal em suas mãos! O aplicativo também avisa quando a garantia (ou o seguro) do produto está prestes a vencer.

4. Não atrase as contas

A divisão dos custos é um ponto que deve ser discutido entre os moradores. Na hora de pagar as contas, é essencial que todos deem o dinheiro em dia, afinal, o atraso de uma fatura pode prejudicar a casa inteira. Atrasar o aluguel, por exemplo, pode gerar uma multa — e você não quer ser o motivo dessa multa, não é mesmo?

Morar em república significa ratear as contas; logo, a divisão deve ser feita mensalmente, e quem fica responsável pelo pagamento deve mostrar os comprovantes aos demais moradores. Assim, ninguém se sentirá prejudicado!

As dicas de hoje foram úteis? Então não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook para não perder nenhuma novidade do nosso blog!

Você pode gostar
como-economizar-com-a-chegada-do-bebe-use-do-consumo-consciente.jpeg
Como economizar com a chegada do bebê? Use do consumo consciente
conheca-5-cuidados-para-se-ter-ao-comprar-em-marketplaces.jpeg
Conheça 5 cuidados para se ter ao comprar em marketplaces

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This