Consumo

Economia colaborativa: como comprovar a origem do produto?

economia-colaborativa-como-comprovar-a-origem-do-produto.jpeg

Infelizmente o número de mercadorias falsificadas aumenta a cada dia. A mesma tecnologia que traz benefícios serve para facilitar a ação de criminosos. Assim as empresas precisam agir para manter a credibilidade de suas marcas, e uma das práticas que vem sendo utilizada no processo de comprovação da origem do produto é a economia colaborativa.

Este conceito está muito ligado com a sustentabilidade e o crescimento populacional e tem sido adotado por empresas de todos os portes.

Neste artigo explicaremos o que é a economia colaborativa e quais os seus impactos positivos em termos de comprovação da origem do produto. Acompanhe!

O que é economia colaborativa?

A economia colaborativa é a concretização de uma nova visão de mundo pelas empresas. Basicamente ela é um conjunto de práticas que buscam trazer impactos positivos em questões sociais e ambientais.

A economia colaborativa prima pela ideia de que compartilhar é melhor que acumular. Trata-se de uma maneira completamente diferente de as empresas fazerem negócio.

Qual a relação entre economia colaborativa e comprovação de origem do produto?

Tendo o compartilhamento de produtos e serviços como uma de suas principais características, a economia colaborativa torna-se uma grande aliada no combate à falsificação de mercadorias, dando maior credibilidade às marcas.

Essa força pode ser vista por meio de duas maneiras:

Controle de origens

Com a relação mais próxima entre as empresas, torna-se mais simples o controle sobre a origem das mercadorias, garantindo que a matéria-prima não provenha de atividades ilícitas ou ilegais.

Fora que, com a economia colaborativa, a apresentação do Certificado de Origem pode ser feito sem maiores burocracias, comprovando a procedência do produto adquirido.

Controle sobre garantias

Se há melhor relacionamento entre as organizações, também é mais simples o processo de controle sobre garantias: as notas fiscais estarão presentes em todas as transações, e os procedimentos necessários para garantia serão mais detalhados.

Qual a melhor maneira comprovar origem e posse de um produto?

Vimos que a economia colaborativa ajuda no combate à falsificação de produtos, aproximando as empresas com processos de compartilhamento.

Mas, para empresas que não participam desse sistema ou até mesmo pessoas físicas, a melhor maneira de comprovar a origem do produto e manter a garantia é pela conservação da nota fiscal.

Sem a posse da nota fiscal, uma empresa não pode, por exemplo:

  • defender-se de uma ação legal levantada por um cliente;
  • vender produtos usados, pois não possui comprovantes fiscais dos bens;
  • comprovar as garantias dos produtos que vende ou usa.

Além disso, se perder a nota fiscal, qualquer organização pode pagar multa de até mil reais por documento extraviado. E quando falamos de notas fiscais, não entenda apenas as originadas da venda de mercadorias, sendo que pagamentos de serviços, como água e luz, também são comprovantes fiscais.

Por isso, a melhor iniciativa é utilizar um software ou aplicativo para armazenar corretamente as notas fiscais — lembrando que esses documentos devem ser salvos em XML. Se você for uma pessoa física, vale a pena separar um espaço para guardar todos os comprovantes, lembrando que as notas fiscais são válidas por cinco anos.

Comprovar a origem do produto sempre foi necessário em qualquer transação, todavia, iniciativas como a economia colaborativa surgem como um reforço adicional na aplicação de melhores práticas. Considere fazer parte dessa inovação e contribuir para a sustentabilidade.

Agora que você já conhece sobre economia colaborativa e sabe como comprovar a origem dos produtos, que tal entender um pouco mais sobre como guardar suas notas fiscais?

 

Você pode gostar
cansado-de-perder-garantia
Cansado de tentar guardar nota e cupom fiscal?
exercito-salvacao-parceria
Quantas vezes você já quis ajudar o próximo e não soube como?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This