Direitos do consumidor

4 formas de ajudar a combater à corrupção.

A corrupção é um dos problemas mais graves do nosso país. Porém, entre criticar a ação de políticos e sair do discurso para a prática existe uma distância considerável. E é exatamente essa distância que precisamos diminuir. É preciso atuar no combate à corrupção nas ações do dia a dia.

E isso não é tão difícil de ser feito quanto parece. Basta que cada cidadão tome consciência daquilo que é certo ou errado e siga pelo melhor caminho.

Quer exemplos de como pode ser feito? Então confira.

1. Participe da política

Existe um lugar-comum em nosso país que é associar a ação política à corrupção. Esse raciocínio é perigoso, pois quando acreditamos nisso, naturalmente nos distanciamos de uma atividade que consideramos tão danosa. Entretanto, a política não deve ser vista dessa forma, pois é somente por meio dela que é possível transformar a realidade do país.

Pense um pouco: se você acreditar que a participação política é restrita a corruptos, como conseguiremos melhorar a nossa realidade?

Sendo assim, procure ser mais participativo nas ações políticas que fazem parte do seu dia a dia. Compareça às reuniões de condomínio, procure votar em candidatos que tragam benefícios reais à sua região e se engaje em partidos políticos. Por que não? É a melhor maneira de defender seus valores.

2. Não desrespeite as leis de trânsito

A maneira como as pessoas se relacionam no trânsito mostra muito sobre a nossa sociedade. Quando elas demonstram um comportamento agressivo e desrespeitam pedestres e até mesmo os outros motoristas, elas revelam seu desprezo pela vida em comunidade que é o mesmo desrespeito que políticos corruptos demonstram quando desviam dinheiro público em benefício próprio.

Sendo assim, comece a se conscientizar. Isso, além de ser um primeiro passo para a construção de uma sociedade mais respeitosa, também ajuda a evitar acidentes de trânsito, que segundo estatísticas, na maioria das vezes poderiam ser evitados se houvesse prudência dos motoristas.

3. Pague seus impostos corretamente

É de conhecimento geral o forte impacto da alta carga tributária no país. Entretanto, se nós não aprendermos a viver sob as regras em sociedade, não haverá condições para que cada um tenha seu espaço.

Ano após ano, a Receita Federal sofistica mais as suas ferramentas para identificar fraudes no Imposto de Renda. Em muitos casos, a economia que as pessoas tentam fazer não justifica o risco que elas correm com multas e até mesmo prisões.

Evite o “jeitinho brasileiro”. Ele é danoso não somente para a sociedade, mas para você.

4. Solicite sempre as notas fiscais

Não é somente no seu próprio comportamento que você precisa ficar de olho. Seja também um fiscal na sua rua, no seu bairro, na sua cidade enquanto consumidor. Uma maneira de fazer isso é exigir sempre a nota fiscal de cada compra.

O que muitas pessoas não sabem é que na nota fiscal constam os tributos que a empresa paga ao governo e é por isso que muitas delas procuram não trabalhar com este documento, pois assim elas conseguem cometer ilegalidades sem serem punidas.

Adote a prática de fazer essa solicitação principalmente em estabelecimentos desconhecidos. Quando toda a sociedade passar a adotar essa prática, certamente o cerco será fechado e a corrupção será menor.

Uma dica para controlar e manter essas notas, é o nosso aplicativo NOVOTO – nele você pode salvar todas as suas notas gratuitamente. Baixa agora e cadastre-se.

Quer ajudar ainda mais no combate à corrupção? Então compartilhe este texto nas redes sociais para alertar mais pessoas.

Você pode gostar
Comprovando origem nacional dos produtos em viagens internacionais
Saiba como fazer compras na internet com segurança

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This