Consumo

Garantia estendida de produtos: é possível renovar?

Hoje em dia, quando adquirimos um produto em lojas físicas ou on-line ou perto do fim do prazo de vencimento da garantia de fábrica, é comum recebermos a opção da contratação de uma garantia estendida, mediante o pagamento de um valor adicional, proporcional ao do bem adquirido.

Esse tipo de garantia — formalizado por meio de um contrato escrito e assinado pelas partes — pode trazer várias vantagens aos consumidores e contribui para a redução dos problemas e transtornos causados pela deterioração ou defeitos nos produtos que você adquiriu.

Para que você entenda o que são essas garantias, como elas funcionam e quais as suas vantagens, leia atentamente o nosso post.

O que é garantia estendida?

Diferentemente da garantia contratual, fornecida pelo vendedor no ato da compra, e da garantia legal (aquela prevista no Código de Defesa do Consumidor), a garantia estendida surge a partir da realização de um contrato particular entre uma pessoa interessada e uma seguradora.

Essa modalidade de seguro tem o objetivo de prorrogar o prazo de garantia do produto e funciona como um complemento aos outros tipos apresentados no parágrafo anterior.

Por isso, ao assinar o contrato, você precisa ficar atento:

  • aos termos previstos;
  • ao valor cobrado;
  • aos prazos;
  • aos casos em que não há cobertura do reparo ou troca do bem.

Quais são as suas vantagens?

A principal vantagem do seguro garantia é a possibilidade de reposição de um produto, caso ele não tenha mais conserto. Porém, além disso, por meio desse tipo de contrato você pode:

  • ficar protegido por um período maior;
  • contar com mão de obra qualificada nos casos de reparos;
  • gastar menos do que gastaria ao contratar um profissional terceirizado;
  • realizar reparos quantas vezes precisar durante o prazo de vigência do contrato;
  • desistir do contrato em até sete dias após a assinatura.

Caso tenha realizado algum pagamento, você terá direito a receber o dinheiro de volta.

Como funcionam as coberturas?

A garantia tem início no primeiro dia após o término da garantia oferecida pelo lojista. Ao contratar um seguro garantia, é possível optar por três modalidades de coberturas diferentes:

  • a extensão da garantia original, na qual o seguro oferece as mesmas coberturas oferecidas pelo lojista;
  • a extensão da garantia original ampliada, que contempla outras coberturas além das proporcionadas pelo lojista, ou seja: você tem uma segurança adicional;
  • a garantia reduzida, que oferece menos possibilidades que aquelas oferecidas pelo lojista. Esse tipo de contrato só é interessante para veículos ou bens e produtos que possuam somente garantias legais.

Como acontece a renovação?

A regra geral é que a troca do produto ou a realização de reparos renova o prazo da garantia. Ou seja, se o seu contrato tem validade de 12 meses e com 8 meses você realizar um reparo no produto, ao recebê-lo de volta, haverá mais 12 meses de garantia.

Porém, algumas seguradoras não trabalham com essa renovação automática. Então, antes de assinar o contrato, leia todos os termos com atenção e saiba que, de acordo com o Código do Consumidor, qualquer cláusula que restrinja direitos deve vir com destaque, para facilitar a identificação.

Caso isso não aconteça, você pode acionar o judiciário para sanar as irregularidades e ser ressarcido dos seus prejuízos.

Agora que você já sabe como funciona a garantia estendida, fique atento para não ter nenhum direito lesado. Além disso, guarde todos os documentos e notas fiscais, uma vez que a sua apresentação é obrigatória na hora que solicitar o serviço à seguradora.

Caso queira saber mais sobre o assunto, conversar com profissionais especializados e encontrar um mecanismo seguro para arquivar as suas notas e contratos, além de ser lembrado dos vencimentos desses prazos, entre em contato com a Novoto.

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4 Comentários
  • Sueli e camara maio 8,2019 at 2019-05-08T19:43:05+00:000000000531201905

    Boa tarde . Quero vender um smartfone novo que tem a garantia do fabricante. Como eu passo a garantia do fabricante para o suposto comprador? Grata.

    • Novoto jun 5,2019 at 2019-06-05T13:36:47+00:000000004730201906

      Oi Sueli, tudo bem?
      Desculpe a demora, mas vc pode entregar ao comprador a nota do produto assim o novo proprietário do aparelho pode pedir a garantia se tiver algum problema.
      Nosso aplicativo faz isso, ele salva a nota por foto e te lembra qunado o prazo está acabando, e você ainda pode mandar a nota pelo aplicativo para outra pessoa.
      Obrigado,

  • Valdísio Vieira da Silva jan 11,2019 at 2019-01-11T16:56:17+00:000000001731201901

    Senhor Gerente,
    Boa tarde.
    Gostaria de saber de vossa parte se um contrato de Garantia Estendida, após vencer-se, pode ser renovado ou substituído por outro contrato de Garantia Estendida?

    • Novoto jun 5,2019 at 2019-06-05T13:51:29+00:000000002930201906

      Bom dia, Valdísio.
      Claro, tudo depende da seguradora o que ela tem disponivel para o seu tipo de produto.
      Para te ajudar a controlar esses prazos, temos nosso aplicativo NOVOTO que te lembra dos prazo e armazena até o código da apólice.
      Baixe agora que é gratuito, http://www.novoto.com.br
      Abs,

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