Consumo

pós venda: entenda as principais reclamações

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Não são raros os casos em que as empresas apresentam uma experiência de compra inigualável para o cliente, até surgir a questão do pós-venda. Atraso na entrega, produtos danificados, falta de assistência e recusa em estornar o valor pago são apenas alguns dos problemas com pós-venda enfrentados diariamente.

Dessa forma, e com razão, a empresa acaba perdendo o cliente, ainda mais em um mercado no qual a concorrência está cada vez maior. Em contrapartida, as empresas que possuem um pós-venda de qualidade conseguem se destacar, tornando esse item, inclusive, uma vantagem competitiva. O resultado é a fidelização do cliente, que fica satisfeito com os serviços prestados.

Para evitar certos problemas com o pós-venda, foco constante de reclamações, apresentamos algumas dicas imperdíveis que você deve colocar em prática, garantindo mais efetividade nesse setor. Confira!

Aposte no follow-up

Em vez de esperar que um cliente ligue para fazer alguma reclamação, que tal instruir os colaboradores para que eles mesmos entrem em contato com os consumidores? Dessa forma, será possível mensurar o nível de satisfação do cliente em relação à qualidade dos produtos e até mesmo do atendimento.

Além do mais, nesse momento, a equipe conseguirá identificar se houve alguma falha nos processos organizacionais. Ao notar qualquer problema, a empresa poderá tratar diretamente com o  consumidor, evitando a exposição negativa da instituição na internet.

Vale destacar ainda que essa estratégia deixará o cliente mais satisfeito, uma vez que ele vai perceber que a empresa realmente se importa com o seu bem-estar.

Forneça um atendimento ágil e personalizado

Outra forma de melhorar o pós-venda como um todo é apostar na agilidade. Otimize o tempo da ligação e apresente uma solução plausível, que de fato resolverá o problema do cliente. Afinal, com tantas obrigações e tarefas diárias, ninguém gosta de passar horas ao telefone para resolver um problema que é relativamente simples.

Por isso, organize as metodologias internas, prestando um atendimento efetivo. Isso não significa que o responsável pelo setor deve ter um diálogo extremamente rápido, quase atropelando as palavras, até porque essa atitude também vai deixar o cliente frustrado.

Ter um script com a resposta dos questionamentos mais comuns é uma boa ideia para solucionar os casos que são rotineiros.

Honre o combinado

Para se livrar logo da situação, algumas empresas prometem o impossível, informando, por exemplo, que o problema será resolvido em breve, sendo que na verdade vai demorar dias ou até meses para que tudo se ajeite.

Esse é apenas um dos casos que deixam os clientes extremamente insatisfeitos. Afinal, o estabelecimento está mentindo e retardando a solução.

Seja sempre sincero com o seu cliente, deixando-o a par dos processos. Em hipótese alguma faça um compromisso que não possa honrar. Sem dúvida, o consumidor confiará mais na empresa, o que facilitará a próxima venda.

Pratique a empatia

Imagine só: receber um produto danificado e não conseguir a devolução do valor pago e nem mesmo a troca. Enquanto consumidor, você se sentiria totalmente lesado ao se deparar com essa situação, não é mesmo?

Então, saiba se colocar no lugar do seu consumidor, não permitindo que isso aconteça. Lembre-se de que ter empatia é primordial para tornar o seu pós-venda melhor e, inclusive, para conquistar a confiança do público.

Uma empresa que visa alçar voos mais altos precisa elaborar estratégias para resolver os problemas com pós-venda, garantindo assim melhores resultados. Vale destacar, nesse contexto, que um pós-venda eficiente é capaz de melhorar o relacionamento com o público, tornando mais simples e eficaz o processo de fidelização.

E você, tem tido problemas com pós-venda na sua empresa! Quais são suas principais técnicas? Elas são realmente eficazes? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências com a gente!

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