À medida que a crise econômica se consolidou em nosso país, houve crescimento exponencial na venda de produtos usados, tanto pela internet como presencialmente por meio de lojas, feiras livres e transações diretas entre vendedores e compradores.
Para que você tenha uma ideia, apenas em 2015 o site de compras e vendas Mercado Livre registrou aumento de 100% na busca de produtos usados. O seu principal concorrente, a OLX, também registrou grande elevação em buscas relacionadas no mesmo período.
Segundo os especialistas, os motivos que levam as pessoas a se interessarem tanto pela compra como pela venda de produtos usados variam entre complementação da renda por parte dos vendedores e busca de custo-benefício por parte dos compradores.
Se você pretende vender produtos usados para conseguir uma renda extra e ajudar a estimular o consumo colaborativo e a sustentabilidade, continue a leitura para conferir as nossas dicas úteis!
1. Use fotos reais e de qualidade
Dois erros muito comumente cometidos por inúmeros anunciantes em sites de venda de produtos novos e usados são: colocar fotos de produtos novos em anúncios de produtos usados e tirar fotos com péssima qualidade, impedindo a visualização ou inferiorizando a imagem do produto.
Por melhor que seja o estado de conservação, é necessário que você tire fotos reais do produto que tem em mãos, pois isso transmite transparência e credibilidade ao seu anúncio.
Em sites de compra e venda, como Bom Negócio e OLX, anúncios com imagens de qualidade conseguem até cinco vezes mais visualizações do que os que não têm fotos.
2. Use títulos e descrições detalhadas
Coloque-se no lugar de um possível comprador para o produto que você está vendendo. Quais palavras ele usaria para pesquisar? Por exemplo, se o que você tem a vender é um smartphone, não use termos como “celular novo” ou “smartphone seminovo” no título ou na descrição do anúncio.
As pessoas buscam cores, modelos e marcas específicas. Portanto, informe as principais características no título e aproveite a descrição do produto para fornecer mais detalhes aos usuários.
3. Aja com transparência
Seja por meio de sites especializados em compras e vendas pela internet, seja em uma transação comercial presencial, o fato é que você sempre deve agir com transparência, informando dados reais do produto que pretende vender.
Exemplos de práticas a evitar:
- dizer que o produto é seminovo quando ele já tem pelo menos um ano ou mais de uso;
- ocultar informações a respeito de defeitos, ainda que pequenos;
- dizer que você é o único dono, sendo que já comprou o produto usado de outra pessoa.
O fato é que você deve ser honesto e deixar os possíveis compradores cientes das características reais do produto. Uma ótima sugestão de como passar mais transparência é oferecer a nota fiscal do produto, demonstrando quando ele foi comprado e que você foi o comprador.
4. Precifique de forma competitiva e ofereça diferenciais
Antes de precificar o seu produto usado, considere fazer uma pesquisa em sites de compra e venda ou em grupos de feiras livres nas redes sociais. Veja se existem outras pessoas vendendo o mesmo produto que você. Em caso afirmativo, cheque o estado de conservação e o preço.
Para se manter competitivo, o seu anúncio deve condizer com os preços praticados pelo mercado. Lembre, ainda, que estipular o preço um pouco mais baixo do que o de seus concorrentes pode acelerar a venda.
E quando seu produto ainda está dentro do prazo de garantia ou garantia estendida, aumentando assim o valor intrínseco do produto. Já que um produto usado que pode ser reparado em caso de defeito deve valer mais que o outro fora desse prazo. Sendo que para o novo comprador utilizar esses benefícios ele deve possuir a nota fiscal do produto ou a apólice. Mais uma dica aqui é o aplicativo NOVOTO, que salva as notas e permite que a nota seja compartilhada.
5. Aposte na tecnologia
Por muitos anos, o único recurso para expandir o alcance da sua venda de produtos usados era por meio de classificados e jornais de anúncios locais.
Não que esses métodos não fossem eficientes, mas hoje em dia podemos contar com ferramentas tecnológicas para otimizar o processo.
Além de anunciar em sites como Mercado Livre, OLX e Bom Negócio, o Facebook tem inúmeros grupos de feiras livres regionais, em que os usuários compram e vendem todo tipo de produtos novos, seminovos e usados.
Se você pretende apostar na venda de produtos usados como forma de gerar uma renda extra no mês, use os benefícios da tecnologia a seu favor. Ressalte-se que sites como o Mercado Livre cobram taxa de intermediação, mas oferecem mais segurança durante as transações, como garantias, por exemplo.
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