Consumo

5 dicas para economizar dinheiro diariamente

Como podemos acompanhar nas notícias diariamente, apesar de algumas expectativas apontarem para um quadro mais favorável em determinados aspectos, a situação econômica do Brasil ainda é delicada, de forma que novas medidas vêm sendo tomadas para superarmos este momento.

Como essa situação inevitavelmente afeta nosso cotidiano, buscamos alternativas para driblar a instabilidade e manter o equilíbrio financeiro mesmo em tempos economicamente frágeis. Neste cenário, economizar dinheiro parece uma tarefa árdua. 

Mas a estabilidade financeira, ao contrário do que costumamos pensar, é também conquistada quando praticamos um conjunto de pequenas atitudes que podem nos levar aos resultados esperados; por isso, preparamos essas 5 dicas, acompanhe, economize e drible a crise.

1. Anote entradas e saídas

O primeiro passo para que você consiga economizar dinheiro da maneira adequada é visualizar todos os valores que entram e saem de sua(s) conta(s), para, assim, diagnosticar corretamente sua situação e administrar melhor suas finanças, o que levará à economia de quantias.

Guarde todos os documentos referentes às suas transações financeiras, como notas fiscais, para que tudo seja registrado e visualizado.

2. Utilize novos recursos

Atualmente, dispomos de modernos serviços digitais para nos auxiliar em nossa gestão financeira, como plataformas e aplicativos que realizam determinadas funções por nós.

Além da própria gestão financeira, é possível encontrar serviços mais específicos, que vão ajudar você, por exemplo, a administrar cupons e notas fiscais, para que automatize esse controle sem perder tempo nesse processo.

3. Reduza despesas

Esta é uma dica antiga e eficiente, por isso bastante mencionada quando o assunto é economia de dinheiro. E certamente mais bem desenvolvida se, como citado nos itens anteriores, você visualizar com clareza sua real situação financeira.

A partir do diagnóstico adequado, torna-se mais fácil ver em que pontos você deve reduzir os gastos, o que pode cortar no dia a dia, o que é, atualmente, desnecessário e o que é essencial e não pode ser cortado.

4. Estabeleça objetivos

Economizar dinheiro é fruto de uma boa administração das finanças, como foi colocado até aqui. E um dos passos essenciais para você conseguir economizar é cumprir as metas previamente estabelecidas que manterão equilibrado o fluxo de entrada e saída de quantias.

O essencial é dividir os gastos por categorias, dando prioridade ao que é indispensável, como gastos com alimentação, moradia e estudos, por exemplo.

Em segundo lugar, os recursos devem estar voltados a gastos extras ligados ao lazer, como jantares em restaurantes e compras em lojas.

Por último, é interessante que uma parcela do dinheiro que entra periodicamente seja reservada à quitação de dívidas, para o caso de quem se encontra nessa situação.

Há uma regra conhecida como 50-15-35 que estabelece a porcentagem do dinheiro que deve ser destinada a cada categoria de gastos. Pesquise sobre ela.

5. Mude alguns hábitos de pagamento

Apesar das facilidades que traz, o cartão de crédito pode ser uma armadilha para quem pretende economizar dinheiro, pois realizando pagamentos com ele a tendência é que você se descontrole, principalmente quando realiza compras em pequenas parcelas, aparentemente inofensivas para o seu equilíbrio financeiro.

O ideal para quem pretende economizar é adquirir o que precisa com dinheiro vivo, com a quantia a ser gasta planejada anteriormente.

Economizar dinheiro, mesmo em tempos de recessão econômica, é uma possibilidade real, para isso é preciso realizar uma gestão financeira adequada e mudar hábitos antigos.

Utilize os recursos disponíveis, organize-se e alcance suas metas. 

Como estão suas finanças hoje? Já conhecia as dicas acima sobre como economizar dinheiro e tem outras para compartilhar conosco? Comente para trocarmos informações! 

Você pode gostar
Você sabe como organizar documentos? Aprenda aqui!
Por quanto tempo devo guardar documentos fiscais?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This