Como podemos acompanhar nas notícias diariamente, apesar de algumas expectativas apontarem para um quadro mais favorável em determinados aspectos, a situação econômica do Brasil ainda é delicada, de forma que novas medidas vêm sendo tomadas para superarmos este momento.
Como essa situação inevitavelmente afeta nosso cotidiano, buscamos alternativas para driblar a instabilidade e manter o equilíbrio financeiro mesmo em tempos economicamente frágeis. Neste cenário, economizar dinheiro parece uma tarefa árdua.
Mas a estabilidade financeira, ao contrário do que costumamos pensar, é também conquistada quando praticamos um conjunto de pequenas atitudes que podem nos levar aos resultados esperados; por isso, preparamos essas 5 dicas, acompanhe, economize e drible a crise.
1. Anote entradas e saídas
O primeiro passo para que você consiga economizar dinheiro da maneira adequada é visualizar todos os valores que entram e saem de sua(s) conta(s), para, assim, diagnosticar corretamente sua situação e administrar melhor suas finanças, o que levará à economia de quantias.
Guarde todos os documentos referentes às suas transações financeiras, como notas fiscais, para que tudo seja registrado e visualizado.
2. Utilize novos recursos
Atualmente, dispomos de modernos serviços digitais para nos auxiliar em nossa gestão financeira, como plataformas e aplicativos que realizam determinadas funções por nós.
Além da própria gestão financeira, é possível encontrar serviços mais específicos, que vão ajudar você, por exemplo, a administrar cupons e notas fiscais, para que automatize esse controle sem perder tempo nesse processo.
3. Reduza despesas
Esta é uma dica antiga e eficiente, por isso bastante mencionada quando o assunto é economia de dinheiro. E certamente mais bem desenvolvida se, como citado nos itens anteriores, você visualizar com clareza sua real situação financeira.
A partir do diagnóstico adequado, torna-se mais fácil ver em que pontos você deve reduzir os gastos, o que pode cortar no dia a dia, o que é, atualmente, desnecessário e o que é essencial e não pode ser cortado.
4. Estabeleça objetivos
Economizar dinheiro é fruto de uma boa administração das finanças, como foi colocado até aqui. E um dos passos essenciais para você conseguir economizar é cumprir as metas previamente estabelecidas que manterão equilibrado o fluxo de entrada e saída de quantias.
O essencial é dividir os gastos por categorias, dando prioridade ao que é indispensável, como gastos com alimentação, moradia e estudos, por exemplo.
Em segundo lugar, os recursos devem estar voltados a gastos extras ligados ao lazer, como jantares em restaurantes e compras em lojas.
Por último, é interessante que uma parcela do dinheiro que entra periodicamente seja reservada à quitação de dívidas, para o caso de quem se encontra nessa situação.
Há uma regra conhecida como 50-15-35 que estabelece a porcentagem do dinheiro que deve ser destinada a cada categoria de gastos. Pesquise sobre ela.
5. Mude alguns hábitos de pagamento
Apesar das facilidades que traz, o cartão de crédito pode ser uma armadilha para quem pretende economizar dinheiro, pois realizando pagamentos com ele a tendência é que você se descontrole, principalmente quando realiza compras em pequenas parcelas, aparentemente inofensivas para o seu equilíbrio financeiro.
O ideal para quem pretende economizar é adquirir o que precisa com dinheiro vivo, com a quantia a ser gasta planejada anteriormente.
Economizar dinheiro, mesmo em tempos de recessão econômica, é uma possibilidade real, para isso é preciso realizar uma gestão financeira adequada e mudar hábitos antigos.
Utilize os recursos disponíveis, organize-se e alcance suas metas.
Como estão suas finanças hoje? Já conhecia as dicas acima sobre como economizar dinheiro e tem outras para compartilhar conosco? Comente para trocarmos informações!