Muitas empresas têm o objetivo em comum de aumentar a visibilidade da marca para atrair novos clientes e fazer novos negócios. Isso é ótimo e traz bons resultados. Porém, não se deve esquecer dos clientes já conquistados. Segundo Philip Kotler, considerado maior especialista do mundo em marketing, “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.
Por isso, no post de hoje vamos mostrar como usar estratégias de pós-venda para reter clientes e ter sucesso em seu empreendimento. Confira!
Como usar estratégias de pós-venda para reter clientes?
Um erro grave na estratégia de vendas das empresas é não dar importância ao pós-venda. Quando um cliente faz uma compra em seu site ou loja física, não se deve pensar que o ciclo está acabado. É preciso investir para que aquele consumidor fique satisfeito e faça negócios recorrentes. Veja como fazer isso!
Faça follow-up
A primeira técnica de nossa lista é manter contato regular com seus clientes. Não estamos falando de enviar ofertas ou anúncios. Estamos falando de manter um relacionamento próximo, entender as reais necessidades e propor soluções.
Quando os clientes se sentem próximos à empresa, eles enxergam um elo não só comercial, eles passam a ver uma sintonia de objetivos. Afinal, se seus compradores estão satisfeitos, certamente eles vão retornar.
Além de conseguir tirar dúvidas de seus consumidores, você pode melhorar seus serviços e produtos, com o feedback que eles passarão. Por isso, é muito importante ouvir o que eles têm a falar e mostrar que sua equipe quer melhorar sempre.
Envie presentes
Algumas empresas utilizam as datas de aniversário para reter clientes, entrando em contato e dando as felicitações. Isso é legal, mas um presente conquista e marca na memória.
Mas cuidado! Não é recomendado dar presentes caros. Além de representarem um custo alto, os consumidores podem se sentir comprados e a estratégia não vai surtir o efeito desejado.
Dê algo que seja útil a ele e que o faça lembrar da empresa. O importante é surpreender e superar as expectativas.
Esteja disponível para o cliente
Esse é um dos pontos fundamentais do pós-venda para reter clientes. Não espere que surja um problema para que o consumidor entre em contato com você. Vá até ele e coloque-se à disposição para ajudar.
Para isso, é importante conhecer o seu público-alvo, saber de que forma que se comunicam e a linguagem ideal. Todos esses dados vão te ajudar a definir os meios de comunicação que devem ser disponibilizados, seja pelas redes sociais, e-mail, chat online ou outro canal.
Facilite o processo em caso de troca
Caso o cliente tenha qualquer problemas com o produto ou serviço adquirido, facilite para que esse momento não seja traumático. Um aplicativo bem interessante que te ajuda nesse quesito é o Novoto, desenvolvido para cuidar de notas e cupons fiscais de produtos dos clientes. Com ele, é possível tirar fotos das notas, catalogando-as de forma prática e rápida. Após registro, é possível acessar as informações a qualquer hora e receber alertas quando a garantia dos produtos estiver perto de expirar. Assim o cliente consegue ter sempre em mãos as notas dos produtos (caso exista a necessidade para troca) e acompanhar o vencimento dos prazos.
Ofereça oportunidades exclusivas
Algumas áreas do mercado, principalmente a de tecnologia, apresentam novidades com muita frequência. E é aí que surge uma oportunidade para reter clientes. Oferecer condições exclusivas mostra o benefício de ser fidelizado.
Essa estratégia pode abordar desde promoções até testes com novos produtos. O importante é mostrar que, sendo um comprador fidelizado da marca, ele receberá benefícios em troca.
Invista em softwares para gestão
O CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com Cliente) é um software que coloca o relacionamento com o consumidor em foco. Com ele, é possível manter atualizadas informações que podem ser utilizadas para melhorar o contato.
Como vimos, o pós-venda é fundamental para reter clientes. Não se pode pensar somente na compra em si e simplesmente abandonar aquele consumidor, você deve cultivá-lo, criando uma comunicação constante, superando suas expectativas, estando disponível sempre que precisar e apresentando oportunidades exclusivas. Dessa forma, você criará relacionamentos mais fortes e saudáveis, trazendo mais vendas e lucro.
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