Hoje em dia, quando adquirimos um produto em lojas físicas ou on-line ou perto do fim do prazo de vencimento da garantia de fábrica, é comum recebermos a opção da contratação de uma garantia estendida, mediante o pagamento de um valor adicional, proporcional ao do bem adquirido.
Esse tipo de garantia — formalizado por meio de um contrato escrito e assinado pelas partes — pode trazer várias vantagens aos consumidores e contribui para a redução dos problemas e transtornos causados pela deterioração ou defeitos nos produtos que você adquiriu.
Para que você entenda o que são essas garantias, como elas funcionam e quais as suas vantagens, leia atentamente o nosso post.
O que é garantia estendida?
Diferentemente da garantia contratual, fornecida pelo vendedor no ato da compra, e da garantia legal (aquela prevista no Código de Defesa do Consumidor), a garantia estendida surge a partir da realização de um contrato particular entre uma pessoa interessada e uma seguradora.
Essa modalidade de seguro tem o objetivo de prorrogar o prazo de garantia do produto e funciona como um complemento aos outros tipos apresentados no parágrafo anterior.
Por isso, ao assinar o contrato, você precisa ficar atento:
- aos termos previstos;
- ao valor cobrado;
- aos prazos;
- aos casos em que não há cobertura do reparo ou troca do bem.
Quais são as suas vantagens?
A principal vantagem do seguro garantia é a possibilidade de reposição de um produto, caso ele não tenha mais conserto. Porém, além disso, por meio desse tipo de contrato você pode:
- ficar protegido por um período maior;
- contar com mão de obra qualificada nos casos de reparos;
- gastar menos do que gastaria ao contratar um profissional terceirizado;
- realizar reparos quantas vezes precisar durante o prazo de vigência do contrato;
- desistir do contrato em até sete dias após a assinatura.
Caso tenha realizado algum pagamento, você terá direito a receber o dinheiro de volta.
Como funcionam as coberturas?
A garantia tem início no primeiro dia após o término da garantia oferecida pelo lojista. Ao contratar um seguro garantia, é possível optar por três modalidades de coberturas diferentes:
- a extensão da garantia original, na qual o seguro oferece as mesmas coberturas oferecidas pelo lojista;
- a extensão da garantia original ampliada, que contempla outras coberturas além das proporcionadas pelo lojista, ou seja: você tem uma segurança adicional;
- a garantia reduzida, que oferece menos possibilidades que aquelas oferecidas pelo lojista. Esse tipo de contrato só é interessante para veículos ou bens e produtos que possuam somente garantias legais.
Como acontece a renovação?
A regra geral é que a troca do produto ou a realização de reparos renova o prazo da garantia. Ou seja, se o seu contrato tem validade de 12 meses e com 8 meses você realizar um reparo no produto, ao recebê-lo de volta, haverá mais 12 meses de garantia.
Porém, algumas seguradoras não trabalham com essa renovação automática. Então, antes de assinar o contrato, leia todos os termos com atenção e saiba que, de acordo com o Código do Consumidor, qualquer cláusula que restrinja direitos deve vir com destaque, para facilitar a identificação.
Caso isso não aconteça, você pode acionar o judiciário para sanar as irregularidades e ser ressarcido dos seus prejuízos.
Agora que você já sabe como funciona a garantia estendida, fique atento para não ter nenhum direito lesado. Além disso, guarde todos os documentos e notas fiscais, uma vez que a sua apresentação é obrigatória na hora que solicitar o serviço à seguradora.
Caso queira saber mais sobre o assunto, conversar com profissionais especializados e encontrar um mecanismo seguro para arquivar as suas notas e contratos, além de ser lembrado dos vencimentos desses prazos, entre em contato com a Novoto.
Boa tarde . Quero vender um smartfone novo que tem a garantia do fabricante. Como eu passo a garantia do fabricante para o suposto comprador? Grata.
Oi Sueli, tudo bem?
Desculpe a demora, mas vc pode entregar ao comprador a nota do produto assim o novo proprietário do aparelho pode pedir a garantia se tiver algum problema.
Nosso aplicativo faz isso, ele salva a nota por foto e te lembra qunado o prazo está acabando, e você ainda pode mandar a nota pelo aplicativo para outra pessoa.
Obrigado,
Senhor Gerente,
Boa tarde.
Gostaria de saber de vossa parte se um contrato de Garantia Estendida, após vencer-se, pode ser renovado ou substituído por outro contrato de Garantia Estendida?
Bom dia, Valdísio.
Claro, tudo depende da seguradora o que ela tem disponivel para o seu tipo de produto.
Para te ajudar a controlar esses prazos, temos nosso aplicativo NOVOTO que te lembra dos prazo e armazena até o código da apólice.
Baixe agora que é gratuito, http://www.novoto.com.br
Abs,