Direitos do consumidor

Saiba como fazer compras na internet com segurança

A quantidade de produtos que podemos adquirir online são incontáveis, porém, quando compramos algo pela internet, ficamos cada vez mais vulneráveis a possíveis fraudes.

Para que você possa realizar suas compras pela internet com mais tranquilidade e segurança, separamos algumas dicas para você identificar quais empresas são honestas e confiáveis. Confira!

Tome conhecimento sobre a reputação da loja

Escolha sempre aquelas lojas que são reconhecidas pelo público pela qualidade dos produtos e também dos serviços prestados, ou seja, marcas que já possuem uma boa imagem no mercado.

Sempre verifique se os dados da empresa como CNPJ, telefone, e-mail e endereço estão visíveis no site, pois quanto mais canais a empresa divulgar, mais segurança você terá se precisar resolver algum problema.

Use seu cartão de crédito somente em sites confiáveis

O cartão de crédito só deve ser usado em sites de boa procedência — jamais em um site que você nunca viu antes. Caso queira comprar determinado produto em sites de reputação desconhecida, procure outras formas de pagamento, como boleto bancário.

Na dúvida, não disponibilize seus dados pessoais.

Busque a opinião de outros consumidores

Converse com seus amigos e familiares e veja se eles já efetuaram uma compra no site em que você está interessado. Caso a resposta seja negativa, uma opção é buscar a opinião de outros consumidores por meio dos comentários em redes sociais ou sites de reclamação.

Compare preços

Não olhe apenas o preço do produto. A maioria das lojas virtuais fazem cobrança de frete e isso pode fazer uma grande diferença na hora de “fechar seu carrinho”.

Pesquise o valor médio normal do item em questão para que você não seja enganado por promoções anunciadas fora da faixa de preços que você pesquisou.

Tome cuidado com a pós-venda

É de suma importância que você guarde todos os comprovantes e exija nota fiscal do produto, pois, se ocorrer algum problema você precisa ter em mãos esses documentos antes de entrar em contato com a empresa fornecedora.

Caso seu problema não seja solucionado junto à empresa, procure os órgão de defesa do consumidor.

Conte com um aplicativo que cuida das notas fiscais e cupons de compra

Com o passar dos anos, vamos acumulando muitas notas fiscais e cupons de compra. E quando mais precisamos deles, não os encontramos e passamos horas tentando descobrir onde estão.

Para acabar como esse problema, a solução é contar com aplicativo que cuida das suas notas fiscais e cupons de compra, por meio do qual você possa tirar fotos de notas, catalogando-as de maneira prática e rápida, podendo também acessá-las a qualquer hora e receber um alerta personalizado sobre o vencimento de prazo de garantia.

Fazer compras na internet sem sair de casa está se tornando a preferência de muitos consumidores, porém pode oferecer alguns riscos. Por isso, é importante tomar algumas precauções. Seguindo todas as nossas dicas você poderá realizar as suas compras de uma maneira mais segura e confiável.

Gostou das dicas? Deixe um comentário contando sua experiência com compras pela internet!

Você pode gostar
Cansado de tentar guardar nota e cupom fiscal?
4 formas de ajudar a combater à corrupção.

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This